Consultas Ayurveda

Os mais de cinco mil anos de história desta filosofia do bem viver e preservação da saúde fazem do Ayurveda uma ferramenta indispensável no caminho do autoconhecimento e da manutenção do equilíbrio do corpo-mente-espírito.
A definição ayurvédica de saúde foge dos conceitos mecânicos ou meramente técnicos que muitas vezes são encontrados nas ciências materialistas. Segundo o Ayurveda, saúde é a combinação de diversos aspectos vitais do ser humano; além do equilíbrio global do organismo físico, ela inclui também a harmonia mental, emocional e espiritual.
Ayurveda não cuida de doenças, cuida de pessoas.
A consulta Ayurveda tem duração média de 2 horas e 30 minutos, onde uma análise detalhada de todos os aspectos da existência do indivíduo é realizada.

Ayurveda

Conhecida como sistema tradicional de cuidar da saúde ou Ciência da Vida, o Ayurveda é um sistema milenar que entende o indivíduo por inteiro e traz orientações para elevar o autoconhecimento e promover a saúde plena.
Este conhecimento é mencionado ainda nos Vedas, para termos uma noção de quanto tempo esta ciência é praticada. O Ayurveda nos mostra que o individuo deve ver-se com mais profundidade e totalidade se quiser obter uma existência plena.
Este conhecimento é tão fantástico que mesmo sendo milenar se aplica a qualquer tempo com absoluta perfeição, pois não depende de leis mutáveis e descobertas atuais dos seres humanos, esta metodologia de vida, ou de conhecimento da vida vai além do homem.
Entende-se que este conhecimento não foi ensinado, mas revelado, durante as práticas ascetas dos antigos povos Rishis. Uma vez considerado este pensamento entende-se que, este conhecimento já habita em nós, e a dedicação ao estudo filosófico e a prática do autoconhecimento nos leva a despertar para esta verdade interior.
Ayur= Vida > Veda= conhecimento; o conhecimento da vida.
Atualmente os seres humanos estão conhecendo tudo e ao mesmo tempo praticando quase nada, o resultado disso é pouca sabedoria e muita confusão e dor.
O Ayurveda orienta o indivíduo descobrir-se totalmente, nos mínimos detalhes, adquirindo assim um nível de consciência de existência mais elevado, sendo capaz de identificar e antever as circunstâncias de possíveis desequilíbrios na sua vida pessoal, social, emocional, profissional e espiritual.
Um ser que está pleno e consciente torna-se senhor da sua existência.

Professor Reneu Zonatto

Aspectos da Aplicação dos Cuidados Ayurvedicos

Constituição do Indivíduo: determinação da sua natureza e estado atual.
A principal ferramenta para manutenção da saúde e conseqüentemente obter maior qualidade de vida e longevidade é o autoconhecimento. No Ayurveda chamamos de conhecer sua natureza e todas as características manifestadas por ela no indivíduo, daí, "constituição individual". Através deste ponto de partida podemos detectar a natureza do indivíduo e determinar se ele se encontra em desequilíbrio ou não, e então harmonizá-lo.

Determinar fatores constitucionais que produzem as enfermidades no indivíduo.
Uma vez encontrada a natureza do indivíduo em desequilíbrio, determinar quais são as causas destes distúrbios, tratar e trazer de volta o indivíduo à sua natureza primordial, restabelecendo sua saúde plena.

Alimentação adequada a cada constituição individual.
Para cada natureza específica existe uma forma adequada de alimentação. A orientação alimentar ayurvédica consiste em ensinar o indivíduo a consumir alimentos que sejam favoráveis à sua natureza, e que o mantenha em equilíbrio.

Recomendações de estilo de vida de acordo com cada constituição individual.
"Dinacharya" ou rotinas diárias, são recomendações ayurvédicas de comportamento e disciplinas que estão de acordo com a natureza do indivíduo e que promovem o equilíbrio e a saúde plena.

2017 - Todos os direitos Reservados.