O ser Sátvico

Sattva é uma das qualidades da natureza manifestada, Prakriti. Significa a força criativa, a essência de tudo o que pode se manifestar. No aspecto mental representa a harmonia, a flexibilidade mental, a inteligência, a pureza de pensamentos, a clareza mental. O ser que cultiva uma mente sátvica está sempre atento a si mesmo, a manter sua energia estável. Uma mente sátvica sempre pensa antes de agir, e sempre age proporcionalmente à circunstância que se apresenta. Valoriza e cultiva o desapego de ações, palavras, sentimentos e pensamentos.
A mente sátvica pode ser desenvolvida através de práticas espirituais, pelas ações pautadas pelo bem estar social, pelo desapego em favor do próximo, pelo estudo e expansão do autoconhecimento, através da Meditação e cultivo de bons hábitos alimentares.
Compreenda que seu corpo, sua mente e seu espírito sempre estão conectados, e os teus sentidos fazem a comunicação do teu “corpo-mente-espírito” com o mundo externo, com as pessoas, com os animais, com as plantas, etc, através de atitudes, palavras, ações, pensamentos, movimentos.
Uma vez cultivada a mente sátvica, sua comunicação com o mundo externo se tornará mais harmoniosa.
Este é um dos caminhos para uma vida feliz e em constante evolução espiritual.

Om Shanti om…

Professor Reneu Zonatto