A natureza da Supermente

 

A supermente está na base da filosofia do Yoga Integral de Sri Aurobindo. Entendamos que a supermente representa a realidade intermediária entre o Um primordial e a Mente. Sendo assim, nós evoluímos ou ascendemos ao patamar de supermente e descemos com ela para transformar nossa realidade pessoal e permitir que o poder supramental se organize e se manifeste através de nós.
Viver uma existência supramental é estar em outra zona de vibração, um patamar conectado a tudo, consciente do fluxo de energia que tudo comanda. É ser capaz de identificar as perturbações energéticas de toda e qualquer natureza.
Um ser supramental é um ser mais sensível, ele está dentro, ele está em ligação constante, mas ele não se prende a nada e não toma posse de nada, pois o movimento cósmico não pode ser bloqueado pelo ser egoísta que quer possuir. Aquele que deseja possuir não consegue entrar no fluxo, pois a fartura está no movimento e não na retenção.
Tudo, para o ser supramental é parte do movimento de ação e reação que faz o universo existir, inclusive ele próprio. Aquele que assume esta atitude mental e certamente tem uma existência diferenciada.

Professor Reneu Zonatto